segunda-feira, 26 de outubro de 2009


Boa tarde a tod@s e todos que estão vendo esse blog esse é mais um espaço da Associação de Mulheres Negras Aqualtune onde iremos tratar de assuntos relacionados às Mulheres Pretas. Será um Espaço de Discussão e onde poderemos conhecer outras Mulheres Pretas também.
Abaixo segue a História de Aqualtune. Comentem!!!!!! E isso é só o começo pretas!!!!! Muita coisa boa vem por aí
Axé!!!!!!!!


História de Aqualtune

Era uma princesa africana, filha do importante Rei do Congo. Numa guerra entre reinos africanos, foi derrotada, juntamente com seu exército de 10 mil guerreiros e transformada em escrava. Foi levada para um navio negreiro e vendida ao Brasil, vindo para o Porto de Recife.

Aqui foi comprada como escrava reprodutora e levada para região de Porto Calvo, no sul de Pernambuco.

Lá conheceu as histórias de resistência dos negros na escravidão, conhecendo então a trajetória de Palmares, um dos principais Quilombos negros durante o período escravocrata.
Aqualtune, nos últimos meses de gravidez ,organizou uma fuga junto com outros escravos para o quilombo, onde teve sua ascendência reconhecida, recebendo, então, o governo de um dos territórios quilombolas, onde as tradições africanas eram mantidas.

Aqualtune era da família de Ganga Zumba, e uma de suas filhas teria gerado Zumbi. Em uma das guerras comandadas pelos paulistas para a destruição de Palmares, a aldeia de Aqualtune, que já estava idosa, foi queimada. Não se sabe ao certo a data de sua morte.

Fontes:
- Caderno de Formação do MNU – Movimento Negro Unificado.
- Dicionário Mulheres do brasil – De 1500 até a atualidade biográfico e ilustrado. Jorge Zahar Editor, 2000.